Coletamos dados para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre a coleta de dados, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Origem Sustentável


A madeira caída ou morta nas áreas de cultivo do cacau é transformada em móveis e utensílios diferenciados, com alto valor agregado. Isso porque além do processo sustentável, de produzir móveis de madeira sem derrubar árvores, tendo cuidado inclusive para retirá-las do mato sem prejudicar as plantações de cacau e outras árvores próximas, a Camacã investe no treinamento de seus profissionais, que trabalham, meticulosamente, peça por peça, de forma artesanal, criando peças únicas e belíssimas.

As peças da Camacã, que também podem ser feitas sob encomenda, são classificadas como:

Orgânicas: O desenho e formato da própria árvore define a sua utilização. Muitas vezes essas peças são feitas a partir de árvores caídas há muito tempo, mas que, mesmo envelhecidas, não perderam suas qualidades.

Ao contrário, apesar de secas, preservam o cerne, a parte mais resistente e bela da madeira. Estes móveis são peças exclusivas, "One of a Kind", que possibilitam ao cliente possuir uma peça única e diferenciada. Ao chegarem do campo, essas peças passam por um processo de secagem e limpeza, depois por um tratamento minucioso e por vários tipos de cortes e lixas que farão o molde final.

A Camacã procura manter as características genuínas da madeira, utilizando ceras naturais, como a de Carnaúba e a de Abelha, que apenas realçam suas origens.

Seriadas: São peças feitas em série, muitas delas a partir de projetos de arquitetos e designers conceituados no mercado. Para isto, é utilizado o tronco da madeira morta que, após desfiado, servirá de matéria-prima. Por se tratar de madeira de lei, de primeira qualidade, este móvel pode ser feito para áreas internas e externas.

Esculturas: São obras de arte esculpidas pela própria natureza, com o mínimo de intervenção humana possível. Normalmente, são raízes, caules, cipós ou galhos que depois de um tratamento minucioso revelam formas surpreendentes e marcantes. Assim também são feitas peças como bandejas, porta-copos, cinzeiros, entre outros.